E agora, que Curso Fazer?

Nos deparamos com o tempo passando e acabamos que ficando com dúvidas a cerca de alguns assuntos, entre eles, qual curso escolher para fazer a graduação e, esperamos nos animar. Entretanto, o tempo passa e envelhecemos, achando que ficamos para trás. A verdade é bem simples. Não existe idade para você retomar seus sonhos e desejos. Quando começamos a estudar, o tempo passa rápido demais e nem vemos. Estudando ou não o tempo irá passar do mesmo jeito. Logo, não deixe para começar amanhã o que você pode começar hoje mesmo. Dê um rumo a sua vida e mostre que você se tornou uma pessoa mais consciente, mais esperta com relação aos assuntos no que diz respeito ao seu futuro.

Quando você for escolher um curso que deseja fazer avalie as condições. Olhe todos os pontos necessários. Dê preferência ao que você pretende alcançar com ele e priorize isso. Então vamos começar a ver quais pontos são principais e primordiais na escolha de um curso.

1) Habilidade: Ter habilidade com alguma disciplina não quer dizer que você irá gostar do curso ou não. Logo, por exemplo, uma pessoa que ama matemática não quer dizer que ela se dará bem como uma Contabilista. São coisas distintas. Não gostar da matemática, por exemplo, não quer dizer que você também não tenha aptidão/capacidade para a contabilidade. Tudo depende de como você vê o futuro. Habilidade está voltada para a organização, a disciplina, o foco, a proatividade, a flexibilidade e o domínio. E por isso estudamos, para aprender a ter o domínio. Portanto, lembre-se, ter habilidade não é o mesmo que ter dom e, nunca confunda, aptidão com capacidade. A Aptidão é uma predisposição natural para determinada atividade ou trabalho enquanto que capacidade é uma habilidade adquirida para determinada atividade ou trabalho.

2) Agora que você já definiu as suas habilidades, está na hora de decidir o que você pretende, qual a finalidade da sua graduação, se é um concurso público, se é para trabalhar mais rápido, se é apenas para ter uma graduação mesmo. Se sua intenção é concurso público, escolha por cursos que possam, de alguma forma, lhe garantir uma facilidade de trabalho, caso não passe no concurso de imediato. Não desperdice tempo. Escolha algo que tem como você trabalhar. Os cursos de tecnologia, chamados de gestão, são bons cursos para essa finalidade, mas nem todos lhe garantem uma oportunidade de emprego. Alguns só estando em cidades mais desenvolvidas. Avalie o quadro de concursos. Se for concurso, por exemplo, da área administrativa, escolha cursos voltado para a área, pois a área lhe dará possibilidade de emprego. Se procura apenas ter uma faculdade, escolha também cursos que você poderia atuar na área com mais facilidade. Não desperdice tempo e nem dinheiro. Mas ainda estou em dúvida de qual curso fazer, por exemplo, matemática ou física? Nesse caso, você deve observar as possibilidades de emprego. Um lote de aula tem 16 aulas mais duas de módulos. Um professor de Matemática tem 5 aulas no Ensino Fundamental e Médio, contra 3 aulas ou 2 aulas, dependendo do Estado, para aulas de física no Ensino Médio. Ou seja, como primeira graduação seria aconselhável você fazer a matemática, visto que um professor não daria conta de uma escola, precisariam de mais. Já o professor de Física, é mais complicado. Pois ele teria que pegar no mínimo 6 turmas para fechar um lote de aula. Física seria então a sua segunda opção, um complemento da matemática.

3) Agora que você já determinou as suas habilidades e suas finalidades, iremos escolher quanto queremos ganhar? Pare e pense: Que salário eu quero ter para mim? Qual o valor eu gostaria de receber e que me manteria muito bem no meu dia a dia? E então pense nos cursos que lhe dariam esses retornos financeiros. Após isso, invista na área que você tem esses três pontos primordiais e você terá um resultado intangível.

Nunca deixe para escolher algo futuramente, escolha o que você quer fazer com antecedência, melhore a ideia, estude, aprimore, amadureça e então decida por você a crescer na vida. As oportunidades sugem a todo instante, mas em algum momento a melhor opostunidade pode não voltar.

Ser formado em um curso superior, independentemente da área de atuação, é essencial para ser competitivo e bem-sucedido no mercado de trabalho. Com as exigências cada vez maiores das empresas e a concorrência cada vez mais elevada entre os profissionais, ter uma graduação se torna praticamente obrigatório.

Os melhores salários são pagos para carreiras que demandam profissionais que têm uma graduação. Além disso, por ser uma formação abrangente e de natureza acadêmica, uma graduação oferece conhecimentos teóricos e preparação prática que são muito valorizados pelas empresas. Quando você se forma em uma graduação está apto para exercer determinada profissão, o que já é um passo a frente daqueles que não têm um curso superior. Portanto, ter uma graduação é um diferencial no mercado de trabalho..